Mares Circulares premeia projetos portugueses que promovem economia circular

MC1 3

16/01/2024

“BLOCOYSTER” e “SeaPlastic4Vin” são os dois projetos vencedores da sexta edição do Concurso Mares Circulares, nas categorias Centros de Investigação e Start Ups, respetivamente.

Mares Circulares, iniciativa promovida pela Coca-Cola em parceria com a LPN – Liga para a Protecção da Natureza, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções e tecnologias inovadoras que promovam a economia circular na luta contra os resíduos nos mares, oceanos e ambientes fluviais.

O projeto “BLOCOYSTER – blocos sustentáveis com a incorporação de resíduos de aquicultura” contribui para a economia azul sustentável com a redução da poluição causada pelos resíduos da aquicultura no meio ambiente.  Através da utilização das conchas de ostra na produção de blocos de construção, aposta numa solução com materiais locais, aumentando a cadeia de valor e reduzindo a pegada de carbono. Este projeto promove a circularidade entre sectores económicos, aproveitando os resíduos de bivalves do sector marítimo para a criação de novos produtos no sector da construção.

O projeto “SeaPlastic4Vin – Produção de filamento híbrido de plástico reciclado para produção de ecoprodutos da industria vinícola” tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia híbrida de produção de filamento plástico reciclado, obtido a partir da combinação de grânulos de resíduos plásticos marinhos recuperados de praias, com grânulos de bioplásticos produzidos a partir de resíduos vinícolas. Este filamento permitirá a produção de ecoprodutos (copos, packaging, etc.), recorrendo à manufatura aditiva, por utilização de equipamentos de impressão 3D.

Cada um destes projetos premiados recebe 7.000 euros, verba que contribuirá para a implementação destas propostas de redução, recuperação ou substituição do plástico ou outros materiais que acabam como lixo nos ambientes marinhos.

VI edição do Prémio Mares Circulares tem júri e projetos nacionais

Apesar do Programa Mares Circulares ter uma implementação ibérica, a sexta edição do prémio teve pela primeira vez júris e premiados destintos em cada um dois países.

As propostas nacionais foram avaliadas por um júri português composto por Rúben Eiras, Secretário Geral do Fórum Oceano; Raquel Costa, expert de Literacia do Oceano e co-coordenadora da Rede Escola Azul Atlântica, da IOC – UNESCO; Mário Verde Pereira, professor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

“Temos de concentrar esforços na eliminação dos resíduos marinhos e no desenvolvimento de uma economia circular, através da sensibilização para a necessidade de recolher e reciclar os resíduos, para que não acabe nos nossos mares, e promovendo soluções de reutilizáveis ou de reincorporação. Estes Prémios promovidos por Mares Circulares pretendem reconhecer e apoiar iniciativas que procuram avançar na circularidade destes resíduos para os converter em novos materiais que nos ajudem a desenvolver um modelo económico mais sustentável e que respeite o nosso ambiente", explica Manuel Bastos, Sustainability & Projects Manager da Coca-Cola Europacific Partners Portugal.

Ana Sofia Ribeiro, Coordenadora do Departamento de Sensibilização, Educação e Formação Ambiental da LPN corrobora:  “É muito importante apoiar iniciativas e projetos inovadores que promovam uma maior sustentabilidade ambiental e que vão ao encontro de uma economia cada vez mais circular. Com a atribuição dos Prémios Mares Circulares pretendemos fomentar o interesse na sociedade, principalmente a nível empresarial e educacional, em pesquisar e propor soluções para o problema dos resíduos.”

Sobre Mares Circulares

Mares Circulares é uma iniciativa promovida pela Coca-Cola em Espanha e Portugal, em parceria com as associações Chelonia e Vertidos Cero, a Fundação Ecomar e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN).

Mares Circulares arrancou em 2018 e, em termos globais  em ambos os países, desenvolveu 619 intervenções em praias e ambientes aquáticos. Atua anualmente para contribuir para a conservação de 11 reservas marinhas e 10 áreas da Rede Natura 2000, e colabora com 18 portos ibéricos. Para tal, contou com a ajuda de cerca de 40.000 voluntários e a colaboração de mais de 1.200 parceiros como câmaras municipais e entidades públicas e privadas que apoiaram as iniciativas desenvolvidas nos diferentes municípios.

Além disso, desde a sua criação, a Mares Circulares realizou programas de formação e sensibilização cidadã com os quais chegou a mais de 83.000 pessoas, e apoiou a promoção de 16 estudos científicos e 8 'start-ups' que propuseram soluções de economia circular para combater o grande problema da chegada de resíduos aos mares e outros espaços aquáticos.

Mares Circulares está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especialmente com o ODS 12, Produção e Consumo Responsável; ODS 13, Ação Climática; ODS 14, Vida Subaquática; ODS 17, Geração de Alianças para o desenvolvimento sustentável.