‘Bora Jovens Hands-On capacitou 150 jovens NEET para impulsionar a sua entrada no mercado de trabalho

Bora Jovens Hands On Posts Abril 2024

09/04/2024

A Coca-Cola em Portugal e o Movimento Transformers unem energias e entregam em conjunto o programa que promete acompanhar e apoiar a redução de Jovens Neet em Portugal, contando já com mais de 150 participantes.

Num esforço contínuo para abordar o desafio dos jovens NEET, que não se encontram a estudar, não estão no mercado de trabalho e não estão em formação,a Coca-Cola tomou a iniciativa de  trabalhar esta problemática lançando o 'Bora Jovens Hands-On. Um programa que visa desenvolver as competências dos jovens necessárias para melhorar a sua relação com o mercado de trabalho e traçar um caminho de sucesso profissional. Com a realização de workshops e um bootcamp, o programa já capacitou 150 jovens.

“O ‘Bora Jovens Hand-On destina-se especialmente a jovens entre 18 e 25 anos em risco de exclusão social, desocupados ou que estejam a frequentar o ensino regular ou profissional, focando no desenvolvimento de competências-chave, como a comunicação interpessoal, resolução de problemas, pensamento crítico, inovação, entre tantas outras” refere Manuel Bastos, Sustainability Manager da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal.

Embora a taxa de jovens NEET em Portugal tenha vindo a decrescer nos últimos anos, tendosofrido uma redução de 13.2% em 2015 para 8.5% em 2023,os números atuais  ainda destacam uma questão premente que precisa de atenção urgente - 138.900 jovens nesta categoria. É desta preocupação que nasce o ‘Bora Jovens Hands-On, que se destaca pela sua metodologia de acompanhamento de pares e desenvolvimento de todas as formações e processo de acompanhamento através do Movimento Transformers, uma ONGD que promove o envolvimento cívico e social de jovens.

“É ótimo poder fazer parte do percurso e das oportunidades que a nova geração de jovens representa para o mercado de trabalho. Melhor ainda é fazê-lo ao lado da Coca-Cola, sabendo todo o investimento que têm feito e a oportunidade que este programa também representa para o ecossistema da inovação social, sendo um exemplo de boa prática sobre como podemos fazer a diferença unindo esforços” destaca Joana Moreira, Diretora Executiva Movimento Transformers.

Este esforço conjunto chega num momento crítico, considerando que, segundo dados do IEFP de maio de 2023, 29.652 jovens abaixo dos 25 anos estavam desempregados, representando cerca de 10% do total de desempregados registados. Iniciativas como esta contribuem positivamente para Portugal seguir a tendência positiva que já apresenta e alcançar a meta europeia para a redução da taxa de jovens NEET (9% antes de 2030).

O programa representa um passo significativo na mudança de vidas, particularmente para quem está  limitado pela sua condição social, económica, geográfica  e  com barreiras tecnológicas, enfatizando o compromisso da Coca-Cola em eliminar quaisquer barreiras à entrada no mercado de trabalho para 500.000 pessoas nos países onde opera.