Resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023

Q3 PT 2023

02/11/2023

2023 continua a ser um bom ano para a CCEP, reflectindo uma excelente execução no mercado e fortes relações com os clientes. O nosso foco na gestão do crescimento de receitas e promoções, em conjunto com a nossa estratégia de preços e promoções, conduziu a aumentos significativos na receita por caixa unitária. As transacções ultrapassaram o volume, o que nos permitiu aumentar tanto a nossa quota como a penetração nos lares em todos os nossos mercados. Dado o forte ano até à data, confirmamos a nossa previsão anual e anunciamos um dividendo anual quase 10% superior ao do ano passado. Isto demonstra a força do nosso negócio e a nossa capacidade de continuar a proporcionar valor aos nossos accionistas.

No terceiro trimestre, também registámos um crescimento das receitas, apesar das condições climatéricas adversas do verão na Europa e da execução contínua da nossa estratégia de transformação a longo prazo na Indonésia. A nossa ativação foi fantástica, incluindo durante o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, o que apoiou um forte crescimento do volume subjacente na Austrália e na Nova Zelândia.

Olhando para o próximo ano e para o futuro, continuamos confiantes na resiliência das nossas categorias, apesar da atual volatilidade macroeconómica e geopolítica. Continuamos a gerir ativamente os nossos preços e despesas promocionais para nos mantermos acessíveis e relevantes para os nossos consumidores, juntamente com o nosso foco na produtividade e no fluxo de free flow. Sempre apoiados pelos nossos talentosos e empenhados colegas, e pelas fortes relações com os nossos parceiros de marca e clientes. Por último, temos vindo a trabalhar com a TCCC e a Aboitiz na proposta de aquisição da Coca-Cola Beverage Philippines, em consonância com o nosso objetivo de promover um crescimento sustentável e mais forte através da diversificação e da dimensão. Continuamos no bom caminho para concluir esta transação no início do próximo ano. Esperamos poder partilhar mais informações oportunamente.

Damian Gammell

CEO, Coca-Cola Europacific Partners

IBERIA

Vendas Iberia Q3: 1.029M€ +6%

Vendas 9 meses 2023: 2.570 M€ +10%

• O decréscimo do volume no terceiro trimestre (Q3) reflete a comparação com um ano anterior de crescimento sólido, bem como a decisão estratégica de retirada do portfolio as embalagens de águas de grande volume em Espanha. O canal fora de casa (AFH – Away from Home) beneficiou de um turismo forte, com valores a ultrapassar os níveis anteriores à pandemia.
  • A Coca-Cola Zero Açúcar, Sprite e Monster registaram um bom desempenho. Royal Bliss registou um crescimento de dois dígitos (+43%), apoiado pelo lançamento em Portugal.
  • O crescimento das receitas/caixa unidade[14] foi impulsionado graças à gestão de preços implementada no primeiro trimestre, e por um mix positivo.

Para ler os resultados completos, clique aqui.