‘BORA Mulheres regressa com a 5ª edição e impulsiona mais 400 empreendedoras

Bora Mulheres 191122 CMR 2723

05/02/2023

‘BORA Mulheres regressa com a 5ª edição e impulsiona mais 400 mulheres empreendedoras com o objetivo de promover a inclusão, contestar a desigualdade e apoiar a mobilidade económica.

• Coca-Cola Portugal e Impact Hub Lisbon lançam a quinta edição do ‘BORA Mulheres, que decorrerá de 3 a 5 de Março de 2023, em formato online.

• Destina-se a mulheres que queiram lançar o seu próprio negócio e que podem beneficiar de mentoria especializada.

• Nos últimos quatro anos, o programa de formação em empreendedorismo já recebeu mais de 2.500 inscrições e já conta com 1.100 alumni.

• Limitadas a 400 vagas, as inscrições abrem dia 3 de Fevereiro de 2023. O programa é gratuito. Candidaturas e mais informações em boramulheres.pt

Depois de quatro edições bem sucedidas, a Coca-Cola Portugal e o Impact Hub Lisbon voltam a unir forças para o regresso do ‘BORA Mulheres. Este ano, na sua quinta edição, o programa iniciará com um bootcamp em formato digital entre os dias 3 a 5 de Março. Depois desta primeira etapa as empreendedoras terão a possibilidade de concorrer à fase de aceleração, que decorrerá durante 3 meses apoiando 15 projetos e terminará no Demo Day online onde 3 finalistas serão anunciadas.

Estas finalistas terão acesso a mais 20 horas de mentorias individualizadas para alavancar os seus negócios. O ‘BORA Mulheres foi criado com o objetivo de capacitar e dar as ferramentas necessárias para que mais empreendedoras possam tirar do papel as suas ideias de negócio. É um programa de formação intensivo que visa empoderar, capacitar, conectar e inspirar mulheres, para que entrem no mundo do empreendedorismo com confiança e sucesso.

Na edição deste ano, além do contínuo destaque ao empreendedorismo feminino, pretende-se trazer a temática do 'work-life balance’ e da saúde mental. A incerteza inicial de um novo projeto pode tornar as empreendedoras mais suscetíveis ao stress, à fadiga física e mental e à ansiedade.

A discussão sobre a saúde mental tem sido crescente nos últimos anos e foi introduzida como uma das metas de desenvolvimento global e incluída nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo a Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde, em 2016, os números já apontam para 13,7% da população ativa em Portugal afetada
pelo fenómeno de burnout - um quadro de esgotamento físico e mental que afeta cada vez mais pessoas (Diário de Notícias, 10 Outubro 2017).

Quando abordamos a questão do empreendedorismo feminino é importante destacar que o acumular de múltiplos papéis na sociedade, seja como mães, colaboradoras de uma empresa ou empreendedoras, pode intensificar esse quadro de desgaste físico e psicológico. Nesta edição, o programa ‘Bora Mulheres, além de continuar a ter como objetivo principal inspirar, capacitar e empoderar as mulheres, pretende também dar recursos e ferramentas práticas para que estas possam encontrar um equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, de uma forma mais intencional.

"Queremos que este programa continue a ser uma porta de entrada para o empreendedorismo feminino e que as participantes ganhem as ferramentas certas para encontrarem um equilíbrio entre os vários papéis que desempenham na sociedade, sem nunca desistirem do propósito que as fez começar esta desafiante caminhada: lançarem o seu próprio projeto", revela Márcio Cruz, responsável de Public Affairs, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal.

O evento online contará com workshops inspiracionais e técnicos e com a participação de um leque de personalidades e executivas como, Susana Torres, Coach de Alta performance, Joana Martins, Gestora de Projetos Web e ex-repórter da RTP, a Carla Barros, Responsável Global de Bem-Estar na EDP, Georgina Angélica, Formadora e Educadora.

O programa já teve mais de 2500 inscrições e já conta com 1100 formadas. No último ano, os projetos finalistas a Mily Healthy Food, Pet Trails e Inclita Seaweeds obtiveram acompanhamento especializado onde puderam receber ferramentas e dicas para alavancar os seus projetos.