Resultados do primeiro semestre de 2022

Copia de Link in bio template

08/08/2022

Damian Gammell, CEO da CCEP afirmou:

"Estamos satisfeitos por termos tido um grande primeiro semestre. Conseguimos um forte crescimento das vendas e do lucro líquido, ganhámos quota de mercado e gerámos um fluxo de caixa sólido. A chave para isto tem sido a recuperação contínua na actividade de restaurantes, bares e cafés, o regresso das viagens e turismo para muitos consumidores e um canal HORECA resiliente. Tudo isto suportado por uma categoria forte e pela força das nossas relações com os nossos clientes.

O nosso foco nas marcas principais, uma forte execução do mercado, e a combinação do mix de preços proporcionaram maiores volumes e receitas do que em 2019. Partilhamos este sucesso com os nossos clientes retalhistas, tendo-lhes proporcionado o maior crescimento de receitas do que qualquer um dos nossos concorrentes. Continuámos a fazer progressos nos nossos compromissos de sustentabilidade, utilizando mais plástico reciclado nas nossas garrafas e reduzindo as emissões de carbono na nossa cadeia de fornecimento.

Continuamos confiantes na resiliência da nossa categoria, apesar de uma perspectiva mais incerta dada a volatilidade macroeconómica e geopolítica e a subida da inflação. Continuamos a gerir activamente os níveis de preços e promoções adequados em toda a nossa ampla oferta de embalagens, juntamente com o nosso enfoque na eficiência. No entanto, tendo em conta o sólido desempenho do primeiro semeste, revimos em alta as nossas receitas, lucros de operação e fluxo de caixa para 2022. Isto demonstra a força do nosso negócio e a nossa determinação em gerar um valor contínuo para os nossos accionistas.

Resultados Ibéria

Segundo trimestre

Receitas:  828 milhões de € +27,5%

Primeiro semestre:

Receitas: 1.371 milhões de € +28,5%

O crescimento do volume no Q2 reflecte a forte recuperação do canal AFH (Away from home), particularmente em Espanha, que se destaca na sua exposição ao HORECA [18], apoiado pelo regresso do turismo e por um clima favorável. A melhoria do negócio no canal HORECA, após a subida do IVA em Espanha no ano passado, também favoreceu o crescimento de volume do segundo trimestre acima de 2019.

Coca-Cola Zero Sugar & Monster registaram ambos um desempenho superior aos restantes.

O crescimento das receitas/unidade caixa foi impulsionado pela evolução positiva do canal e mix de embalagens, por exemplo, vidro em formatos pequenos, liderado pela recuperação do canal Away from Home e preços subjacentes favoráveis.