'Bora Mulheres promove encontro com 70 Empreendedoras no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Bora Mulheres 191122 CMR 2874

22/11/2022

“Não adianta que as mulheres tenham apenas um lugar à mesa, é necessário também que elas tenham voz na organização.” Conceição Zagalo

• O encontro  contou  com  a  presença  de  Céline  Abecassis-Moedas,  Mariana Barbosa, Paula Costa e Conceição Zagalo numa mesa redonda, onde se debateu sobre os desafios e oportunidades do Empreendedorismo Feminino em
  • Em quatro anos, o programa de formação em empreendedorismo ‘BORA Mulheres já capacitou 1100 mulheres em Portugal e a sua quinta edição está já confirmada para acontecer em março de
  • O programa é gratuito e podem encontrar mais informações no site boramulheres.pt

O programa ‘BORA Mulheres está neste momento na sua quarta edição e celebrou este Sábado, dia 19 de Novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, organizando um evento para 70 empreendedoras. O evento contou com a presença da Ana Cláudia Ruiz - Diretora Geral da Coca-Cola, Conceição Zagallo - empreendedora social, Céline Abecassis-Moedas - Reitora de Educação Executiva na Universidade Católica Lisboa, Paula Costa - Vencedora do Programa ‘BORA Mulheres 2020 e Mariana Barbosa - Gerente de relações públicas e comunicação na Coverflex.

Na abertura da mesa redonda, quando Mariana Barbosa aborda as oradoras sobre o papel  da  educação  no  mundo  do  empreendedorismo,  Céline  Abecasis-Moedas afirmou: “Quando se pergunta a jovens que saíram da universidade de Business sobre se estão prontos para empreender, 82% dos alunos de último ano de empreendedorismo dizem que sim,  contra apenas 69% das alunas que estão a tirar     o mesmo curso. Precisamos perceber onde começa esta diferença de percepção, muitas vezes é mesmo na infância!".

Refletiu-se  também  sobre  o  quão  pertinente  é  falar  sobre  o  empreendedorismo feminino no contexto nacional, dado que apesar de Portugal ter sido classificado como o 6º país no mundo com mais mulheres empresárias (32,2%), continuam a existir muitos desafios que colocam barreiras ao apoio do microempreendedorismo e ainda não existe uma real representatividade das mulheres no mundo dos negócios.

Existe por isso a grande necessidade de criar mais oportunidades e fortalecer a confiança das mulheres empreendedoras, através de uma rede de partilhas e de capacitação.  Ana  Claudia  Ruiz,  Diretora-Geral  da  Coca-Cola  Portugal  reforçou: “Quando em 2019 nos  aliámos  ao  Impact  Hub  para  dar  início  a  este  projeto, fizemo-lo porque acreditamos no potencial e no  valor  das  mulheres  e  sentimos  que havia ainda trabalho a fazer para o mostrarmos de forma concreta. Temos um  compromisso com a diversidade e inclusão  social,  e  o  BORA  Mulheres  surgiu  com  essa  premissa:  apoiar  o  talento  feminino,  a  igualdade  de  oportunidades,  e  a liderança das mulheres na sociedade.

A 5ª edição do programa está já confirmada para 2023 e as inscrições estarão a decorrer durante o mês de fevereiro.