Mares Circulares limpam praia de São Jacinto em Aveiro

2019 10 10 mares circulares limpam praia sao jacinto aveiro

10/10/2019

Embalagens, Sociedade, Água, Sustentabilidade |

• Estão ainda previstas acções de limpeza de praia e de sensibilização ambiental em Óbidos, Grândola, Matosinhos, Gaia, Faro, Seixal e Porto Santo.

O programa 'Mares Circulares' chega este ano à Praia de São Jacinto, em Aveiro. No sábado, 19 de Outubro, entre as 14h30 e as 16h30, cinquenta Escuteiros caminheiros da região de Aveiro (que irão participar no ESCUTAMA 2019), e todos os voluntários que se queiram juntar ao grupo vão percorrer o areal da Praia de São Jacinto a recolher os resíduos nesta faixa de terra  paradisíaca que separa a Ria de Aveiro do mar.

• A participação é aberta à população em geral. Quem quiser participar pode inscrever-se enviando um mail para a Liga para a Proteção da Natureza através do endereço electrónico: [email protected] (indicando nome e data de nascimento).

Além das intervenções nas praias e costas portuguesas, este Programa tem uma vertente de sensibilização ambiental. Nesse sentido, os escuteiros da região de Aveiro receberão formação sobre a problemática do lixo marinho e como chega às praias, a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos, a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular. A sensibilização ambiental e a coordenação da ação de limpeza em São Jacinto são da responsabilidade da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, Organização Não Governamental parceira do projecto Mares Circulares em Portugal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.

Este ano, o Programa 'Mares Circulares' já promoveu intervenções na costa de Viana do Castelo, na Caloura em São Miguel, e na praia de Galapos, em Setúbal, com a participação de mais de 1800 voluntários.

Estão ainda previstas acções de limpeza de praia e de sensibilização ambiental em Óbidos (22 de Outubro na Praia do Bom Sucesso), Grândola (23 de Outubro na Praia de Melides), Matosinhos (30 de Outubro na Praia do Aterro), Gaia (31 de Outubro na Praia de Salgueiros), Faro (7 de Novembro na Praia de Faro), Seixal (12 de Novembro na Ponta dos Corvos) e Porto Santo (13 de Novembro na Praia do Porto Santo).

MARES CIRCULARES EM PORTUGAL

O ano passado, na primeira edição deste programa de intervenção e sensibilização promovido pela Ecomar e pela Coca-Cola European Partners (CCEP), foram retirados cerca de 800 quilos de lixo de seis praias portuguesas e enviados para tratamento e reciclagem seletiva. O PET foi reeintroduzido na cadeia de valor, dando origem a novos materiais e embalagens dando uma segunda vida às embalagens e firmando o compromisso de circularidade desta iniciativa ibérica.

Como resultado do projecto, a Coca-Cola produziu este ano as primeiras garrafas no mundo fabricadas com material proveniente de plástico marinho e aptas para serem utilizadas em alimentação e bebidas. As 300 garrafas apresentadas este mês em Londres utilizaram 25% de plástico reciclado proveniente de praias e fundos marinhos de  Portugal e Espanha. Estas garrafas demonstram a capacidade das inovadoras e revolucionárias técnicas de reciclagem que permitiram transformar um plástico PET muito degradado em matéria prima de alta qualidade.

A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de oitenta praias e ambientes aquáticos, num total de duzentos e setenta quilómetros de costa em colaboração de diversas ONG’s e com o contributo de milhares de voluntários de diversas instituições, associações e sociedade civil.

É um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.