Mares Circulares e Agrupamento de Monserrate retiram 360 kgs de lixo das praias de Viana

210619 mares circulares agrupamento de monserrate retiram 360 kgs lixo praias viana

21/06/2019

Embalagens, Sociedade, Água, Sustentabilidade |

• Participaram mais de 1400 alunos e professores numa das maiores limpezas de praias da Europa.

O programa Mares Circulares, a ONG Chelonia e o Agrupamento de Escolas de Monserrate juntaram-se no dia 14 de junho de 2019 para uma grande acção de sensibilização ambiental e de limpeza nas praias do concelho de Viana do Castelo.

Mais de 1400 alunos e professores voluntariaram-se e retiraram 360 quilogramas de resíduos do areal das praias de Afife, Carreço, Porto da Vinha, Norte, Coral e a norte de Viana do Castelo até Porto da Vinha. A iniciativa realizou-se no âmbito do XIV Encontrão que, este ano, teve um carácter ambiental e apostou no compromisso e sensibilização de alunos e professores.

Vamos recolher e limpar o lixo das nossas praias. Não temos Planeta B” foi o grito de alerta dos jovens presentes no Encontrão.

Uma parte destes voluntários, cerca de 700 estudantes com mais de 12 anos, do Agrupamento das Escolas de Moserrate, receberam formação específica sobre o que é o lixo marinho e como chega às praias; a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos; a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular. A formação foi da responsabilidade da associação ambiental Chelonia, ONG parceira do Projecto Mares Circulares.

Além da limpeza nas praias de Viana do Castelo, o projecto Mares Circulares promoveu já este ano acções de voluntariado na praia de Galapos, em Setúbal e na Praia da Ponta da Galera, em São Miguel, nos Açores.