Programa Mares Circulares limpa praia no Seixal com ajuda dos escuteiros marítimos e da Ecomar

2018 08 03 programa mares circulares limpa praia seixal ajuda escuteiros maritimos ecomar

03/08/2018

Embalagens, Sociedade, Água, Sustentabilidade |

• A Praia da Ponta dos Corvos é a primeira etapa em Portugal de Mares Circulares.

A Praia da Ponta dos Corvos (Seixal) é a primeira etapa em Portugal de um ambicioso programa ibérico de intervenção e voluntariado, com limpeza de praias, reservas marinhas e fundos marinhos que a Fundação ECOMAR e a Coca-Cola European Partners estão a levar a cabo a partir deste verão.

Denominada “Mares Circulares”, a iniciativa insere-se no programa “Avançamos”, a estratégia de sustentabilidade que a Companhia tem em curso até 2025 com o objectivo de melhorar o meio ambiente numa lógica de economia circular e de sensibilização para a cidadania, chamando a atenção para a importância da reciclagem e correta gestão de resíduos.

Com a orientação da Fundação ECOMAR e o apoio de duzentos escuteiros presentes no Acampamento Nacional de Escuteiros Marítimos, a decorrer na Base Naval do Alfeite, na sexta-feira, dia 3 de agosto foi limpa uma parte da extensa língua de areia branca que separa a baía do Tejo do Sapal de Corroios, uma área localizada no município do Seixal rica em ornitologia.

Foram recolhidos 368 quilos de resíduos que seguirão para tratamento e reciclagem selectiva e dez quilos de PET que, em conjunto com as restantes embalagens de plástico PET recolhidas nas outras intervenções, serão transformados e reintroduzidos na cadeia de valor da Coca-Cola, promovendo uma economia circular.

Para Thereza Zabell Lucas, presidente da Fundação ECOMAR, “a limpeza na Praia dos Corvos foi uma acção muito positiva, a mais participada de todas até agora, com 220 voluntários e que contou com a excelente ajuda dos escuteiros marítimos, um precioso contributo para o bom trabalho de recolha e de sensibilização ambiental realizados”.

Esta praia estuarina de mais de dois km de comprimento foi monitorizada em Julho deste ano pela associação CHELONIA, seguindo o protocolo promovido pela Comissão OSPAR (Convenção para a Proteção do Ambiente Marinho do Atlântico Nordeste). Este procedimento, feito em coordenação com a Câmara Municipal de Seixal, vai permitir identificar o tipo de resíduos e a sua origem, para que se possa trabalhar ao nível da sensibilização na fonte produtora de lixo.

Mares Circulares em Portugal

O projecto Mares Circulares contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa da Península Ibérica, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ong´s e fundações. Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações de limpeza no mar.

Para Márcio Cruz, Diretor de Relações Externas e Comunicação da Coca-Cola European Partners em Portugal, “Mares Circulares é uma oportunidade de responder ao compromisso que temos numa das áreas mais importantes da nossa estratégia de sustentabilidade, definida no programa Avançamos, onde na área das embalagens temos como compromisso recolher 100% das embalagens dos nossos produtos para que nenhuma termine como resíduo, especialmente nos oceanos.

Em Portugal, o projecto vai ser implementado em seis praias do continente e numa reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores. Além disso, decorrerão várias ações de sensibilização que vão ensinar a separar e gerir resíduos.

A Coca-Cola vai promover ainda um concurso para premiar a ideia mais inovadora sobre lixo marinho, atribuindo 5 mil euros ao vencedor para que possa desenvolver estudos nesta área.

Mares Circulares é, por isso, um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.