O que é a pegada ecológica e como a estamos a reduzir?

2018 09 18 pegada ecologica e como reduzir

18/09/2018

Clima y emissões, Sustentabilidade, Negócio |

• A Coca-Cola reduziu as suas emissões poluentes em mais de um terço em sete anos.

Registar a pegada ecológica permite quantificar as emissões de gases com efeito de estufa e é essencial na luta contra as alterações climáticas, porque aumenta a consciencialização sobre o impacto da atividade humana no aquecimento global.

Ciente dessa importância, a Coca-Cola European Partners incluiu pela primeira vez informações sobre as suas emissões poluentes no Relatório Anual e de Contas. "Assumimos o nosso papel nos esforços globais para levar a cabo o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas de 2015", garante Elena Fernández SantosDiretora de Qualidade e Meio Ambiente daquela marca de bebidas.

Um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade para a Europa Ocidental é o compromisso com o clima: até 2025 pretendemos reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nas nossas operações em 50% e em 35% em toda a nossa cadeia de valor. Também prevemos continuar a utilizar energia 100% renovável”, acrescenta.

Entre 2010 e 2017, a Coca-Cola European Partners reduziu a pegada ecológica das suas operações em 38% devido ao aumento da eficiência energética nos processos de produção. "Para reduzir ainda mais o consumo de energia, estamos a investir na inovação dos processos e em novas tecnologias", explica Elena Fernández Santos.

Nas unidades de produção da Coca-Cola, a economia energética está  a ser melhorada através da substituição dos equipamentos de produção de embalagens PET, da instalação de máquinas de refrigeração mais eficientes e da substituição da iluminação por tecnologia LED. Dado que o transporte representa a segunda maior percentagem da emissão de poluentes da Coca-Cola, a empresa está a investir na sua própria frota para melhorar a eficiência energética dos veículos.