O papel da Coca-Cola no desporto e em grandes eventos em Portugal

2018 06 12 papel coca cola esporto em portugal

12/06/2018

Sociedade, Negócio |

• Em 40 anos de Coca-Cola em Portugal, a marca já apoiou centenas de competições desportivas em todo o país.

A ligação da Coca-Cola ao desporto em Portugal começou desde cedo, logo depois do lançamento da marca em território nacional. No entanto, foi na década de 90 do século passado que esta marca de bebidas patrocinou o primeiro evento com grande notoriedade em solo português: o Campeonato Mundial de Futebol de Juniores.

Em 1991, Portugal celebrou o título de campeão mundial nesta competição ao lado da Coca-Cola, que era um dos patrocinadores oficiais do torneio. Só o último jogo foi assistido por mais de 120 mil pessoas no Estádio da Luz, em Lisboa

Já na Expo’98, o grande evento de promoção internacional de Portugal, a Coca-Cola voltou a destacar-se pelo seu apoio. Desta vez, a marca organizou uma exposição de garrafas contour em grande escala, cada uma representativa de um país no certame que colocou Portugal nas bocas do mundo. Atualmente, estas garrafas estão expostas em Atlanta, nos Estados Unidos, sendo que uma réplica da garrafa portuguesa pode ser vista na entrada da fábrica da empresa em Azeitão.

Seis anos depois, a Coca-Cola associou-se ao maior evento desportivo alguma vez realizado em Portugal, o Euro 2004, sendo um dos principais patrocinadores e a bebida oficial do evento. Nesta competição, Portugal sagrou-se vice-campeão europeu, perdendo o título de campeão para a Grécia.

A Coca-Cola tem-se aliado também a vários outros eventos de modalidades desportivas diversas com o intuito de fomentar a prática de exercício físico e alertar para os seus benefícios para a saúde.