Mares Circulares recolhe 96 kg da resíduos na praia da Caloura

2018 12 15 mares circulares recolhe 96 kg residuos praia caloura

15/12/2018

Sociedade, Água, Sustentabilidade, Embalagens |

• Quarenta voluntários recolheram hoje 96 kg de resíduos na Praia Baixa d´Areia (Caloura), na Ilha de São Miguel.

A ação de limpeza, integrada no projeto Mares Circulares, contou a participação de jovens estudantes do Clube de Ciência da Escola de água de Pau, da ExpoLAB – Centro de Ciência Viva e ainda de colaboradores do Caloura Hotel Resort e da Coca-Cola European Partners (CCEP).

Os estudantes tiveram a oportunidade também de aprender a monitorizar os resíduos, seguindo o protocolo de OSPAR (Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste).

E, desta forma, terem uma formação técnico-científica na área dos resíduos marinhos e uma ação de sensibilização para esta problemática, incluindo a recolha, correta separação e reciclagem do lixo. Os resíduos recolhidos seguirão agora para tratamento e reciclagem selectiva. O acompanhamento científico da ação esteve a cargo da associação Chelonia.

Mares Circulares em Portugal

O programa de intervenção e voluntariado, Mares Circulares é um projecto da Fundação Ecomar e da Coca-Cola European Partners (CCEP).

Arrancou no início de Agosto com uma ação de limpeza na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), a que se seguiram as praias do Homem do Leme (Porto), do Aterro (Matosinhos), da Ilha de Faro (Algarve) e de Galapinhos (Setúbal). Realizaram-se também acções de sensibilização na Praia da Franquia, no concelho de Odemira e na Praia da Figueirinha, em Setúbal para consciencializar as populações sobre a necessidade de reciclar as embalagens e de como se poderá ter uma atitude mais responsável com o meio ambiente.

A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONGs e fundações.

É um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.

Esta iniciativa insere-se no programa 'Avançamos', a estratégia de sustentabilidade que a Companhia tem em curso até 2025 com claros objetivos e metas de desenvolvimento sustentável, para os seus produtos, embalagens, cadeia de valor e ambiente.