Mares Circulares recolhe 321 kg de lixo na Praia de Galapinhos

2018 11 19 mares circulares recolhe 321 kg lixo praia galapinhos

19/11/2018

Embalagens, Sociedade, Água, Sustentabilidade |

• Cento e quarenta voluntários recolheram 321 Kg de resíduos na Praia de Galapinhos na manhã do último sábado.

A ação de limpeza na Praia de Galapinhos, integrada no projeto Mares Circulares, contou com voluntários da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal (APPACDM), do Centro Jovem Tabor, de 3 agrupamentos de escuteiros (1117, 231 e 206), de funcionários da autarquia e de um grupo de trabalhadores da Fábrica de Azeitão da CCEP (a celebrar este ano o quadragésimo aniversário).

Os resíduos seguirão agora para tratamento e reciclagem selectiva e o PET será transformado e reintroduzidos na economia.

A acção foi promovida em colaboração com a Organização Não Governamental – CHELONIA e contou com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal. O projecto contempla ainda ações de formação nas escolas do concelho, a promover nas próximas semanas.

Mares Circulares em Portugal

O programa de intervenção e voluntariado Mares Circulares é uma ambiciosa iniciativa ibérica de limpeza de praias, reservas e fundos marinhos promovida pela Fundação Ecomar e pela Coca-Cola European Partners (CCEP).

Arrancou no início de Agosto com uma ação de limpeza na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), a que se seguiram as praias do Homem do Leme (Porto), do Aterro (Matosinhos) e Ilha de Faro (Algarve). Realizaram-se também acções de sensibilização na Praia da Franquia, no concelho de Odemira e na Praia da Figueirinha, em Setúbal para consciencializar as populações sobre a necessidade de reciclar as embalagens e de como se poderá ter uma atitude mais responsável com o meio ambiente.

A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONGs e fundações.

Em Portugal, o projeto está a ser implementado em seis praias do continente e numa reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores. Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações no mar.