Mares Circulares realiza ação de limpeza e sensibilização na Praia do Homem do Leme

2018 10 29 mares circulares realiza limpeza praia homem leme porto

29/10/2018

Embalagens, Sociedade, Água, Sustentabilidade |

• Praia do Homem do Leme vai ser percorrida por um grupo de voluntários que procederá à recolha de resíduos e de PET.

Mares Circulares, ambicioso programa ibérico de limpeza de praias, reservas e fundos marinhos, chega ao Porto, no próximo dia 3 de Novembro

A Praia do Homem do Leme vai ser percorrida por um grupo de voluntários que procederá à recolha de resíduos (que seguirão para tratamento e reciclagem selectiva) e de PET (que será transformado e reintroduzidos na economia). A acção, promovida em colaboração com a Organização Não Governamental - CHELONIA,  decorre entre as 11h00 e as 13h00 e conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Águas do Porto, Futebol Clube do Porto, Porto Canal e JN.

• Para participar como voluntário basta enviar um e-mail para [email protected] e identificar a praia, o nome e número de pessoas.

O programa de intervenção e voluntariado, Mares Circulares é um projecto da Fundac?a?o Ecomar e da Coca-Cola European Partners (CCEP). Arrancou no início de Agosto com uma ação de limpeza na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal) com a participação de duzentos escuteiros marítimos. Seguiram-se ações de sensibilização na Praia da Franquia, no concelho de Odemira, e na Praia da Figueirinha, em Setúbal, para consciencializar as populações sobre a necessidade de reciclar as embalagens e de que forma poderão ter uma atitude ainda mais responsável com o meio ambiente.

Mares Circulares em Portugal

A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONGs e fundações. Em Portugal, o projeto está a ser implementado em seis praias do continente e numa reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores. Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações de limpeza no mar.

Mares Circulares é um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.  Esta iniciativa insere-se no programa “Avançamos”, a estratégia de sustentabilidade que a Companhia tem em curso até 2025 com claros objetivos e metas de desenvolvimento sustentável, para os seus produtos, embalagens, cadeia de valor e ambiente.